SEJAM BEM VINDO!






“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.

Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.


Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.

Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves












sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fórum: Cultura de paz na sociedade atual


  A Cultura de Paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos conflitos. É uma cultura baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento de valores e atitudes que devem estar presentes em nosso cotidiano.  Com base nisso, esse fórum objetiva responder ao seguinte questionamento: Como desenvolver uma cultura de paz na sociedade atual?


29 comentários:

  1. Uma cultura que respeita todos os direitos individuais - o princípio do pluralismo, que assegura e sustenta a liberdade de opinião.
    A Cultura de Paz procura resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, de forma a tornar a guerra e a violência inviáveis.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia na nossa sociedade não existe respeito,confiança,compreensão,união e nem educação.Por isso as pessoas precisam respeitar o próximo e ter atitudes que ajudem a construir uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisângela dos santos3 de agosto de 2012 às 15:38

      Concordo, porque nossa sociedade não está cumprindo com o seu papel, não existe mais compreensão ou diálogo com o próximo, e isso não ajuda a construir uma sociedade melhor.

      Excluir
    2. concordo,pois se as pessoas não respeitar a opinião do próximo,sempre haverá conflitos.

      Excluir
  3. Em nossa sociedade é muito difícil,porque as pessoas só querem saber de violência,mas podemos mudar sim,criando essa cultura de paz,sendo amigo,companheiro,tendo amor ao próximo,não desejando mal,sabendo ajudar, pensando,e refletindo como nosso mundo seria bem melhor se todos realizassem açoẽs positiva nesse sentindo.aluna 3C ensino médio:Manoela

    ResponderExcluir
  4. Elisângela dos santos3 de agosto de 2012 às 15:26

    Para que essa cultura seja construída o diálogo precisa fazer parte do nosso cotidiano, principalmente nas relações familiares.Também não deixar despercebido o valor de pequenos gestos verdadeiros e positivos que podem ser fundamentais para uma cultura de paz na sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos aceitar as diferenças, conviver com o que não gostamos criar novas ideias, compreender o certo e o errado e ver que para termos a paz basta agirmos dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo é sempre preciso aceitar o novo, aceitar novas opiniões

      Excluir
    2. Com certeza, A compreensão e o respeito é a base de tudo.

      Excluir
  6. Devemos exercer um papel de educadores,ajudando outros jovens no seu processo de desenvolvimento social.Por isso, generosidade e humildade é um dever de todos.Devemos respeitar a opinião de cada um, possibilitando para que a paz ocorra.

    ResponderExcluir
  7. Devemos aprender dialogar com as pessoas sabendo aceitar diferentes opiniôes,As pessoas aprenderam a respeitar uns aos outros e isso deve acontecer primeiramente na familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil, a violência está afetando quase toda parte. Antigamente só os estados mais ṕopulosos registravam grandes índices de violência, mas hoje a violência está por toda parte. Precisamos juntos buscar alternativas para resolver isso.

      Excluir
  8. Criar programas educativos para conscientizar a população a seguir bons exemplos.

    ResponderExcluir
  9. Para o desenvolvimento de uma cultura de paz precisamos da colaboração de todos, mas principalmente dos nossos governantes que pouco caso fazem da educação, por isso há tanta pobreza. Por isso, acredito que sejam eles os maiores contribuidores desses índices de violência existentes em nosso país.

    ResponderExcluir
  10. É através da família que se começa os primeiros atos de paz.Isso acontece quando sabemos aceitar opinião diversas, visando o equilíbrio nas relação....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhor dizendo, visando o equilíbrio nas relações.

      Excluir
  11. Devemos todos trabalhar honestamente com muita harmonia, sendo companheiros uns dos outros.

    ResponderExcluir
  12. Para que haja paz em nossa sociedade precisamos respeitar as pessoas que estão a nossa volta, não somente nossa família e amigos, aceitando suas diferenças, os seus defeitos e qualidades.

    ResponderExcluir
  13. A Paz e a construção e o fortalecimento indispensáveis, para as relações humanas e sociais, e uma convivência em harmonia que torna um bem desejável...

    ResponderExcluir
  14. A paz é a solução para enfrentarmos um mundo de conflito ela pode ser construída por meio de pequenos gestos.

    ResponderExcluir
  15. Para obtermos uma cultura de paz precisamos saber educar, ter um bom relacionamento, um diálogo com a família.

    ResponderExcluir
  16. Para desenvolver a cultura da paz,é preciso que se comece no nosso próprio convívio familiar,respeitando a opinião e o espaço de cada pessoa.
    Na nossa sociedade atual o que mais existe são pessoas que não sabem aceitar uma crítica,e isso acaba gerando conflitos e espalhando a violência no mundo.
    A paz só vai reinar,se cada um fizer sua parte,respeitando o próximo,e acima de tudo tendo paz espiritual,pois se você estiver consigo mesma, não vai haver motivos para ter conflitos com os outros.

    ResponderExcluir
  17. Ter paz é saber respeitar uns aos outros, também chegar as famílias incentivando, conversando palavras verdadeiras e formar amizades verdadeiras seja na escola, no trabalho ou em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  18. isso depende de uma cadeia de fatos que em nosso pais infelizmente esta longe de acontecer para termos uma cultura de paz verdadeira ,mas acredito que para o mundo conseguir tamanha seria muito dificil pq depende de todos e somos 7 bilhoes naoooooo da!

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que as pessoas precisam mudar algumas atitudes,pois as atitudes tomadas sem pensar podem ocasionar uma discussão sem necessidades,e com isso devemos respeitar mais,ouvir mais,e entender o ponto de vista de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  20. Para se desenvolver uma cultura de paz nós temos que frequentar mais a igreja, conversar mais com Deus, dar conselhos para as pessoas que precisam por exemplo;quem fuma drogas, emfim aquelas pessoas que passam por dificuldades,pois precisam do nosso do nosso carinho.Por isso não devemos ignorar ninguém nos precisamos uns dos outros.só assim vamos ter paz.

    ResponderExcluir
  21. nossa sociedade vive em constante competiçao e como se sabe geralmente competiçoes geram comflitos que por sua vez impedem propogaçao de paz .os valores humanos estao sendo esquecidos e isso enfraquece a busca da paz com atitude do ser humano se deixa levar sua peseveranca de lado a paz esta dentro de cada um de nos

    ResponderExcluir

AQUI VOCÊ PODE OPINAR SOBRE O CONTEÚDO LIDO.