SEJAM BEM VINDO!






“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.

Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.


Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.

Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves












quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fórum: Como enfrentar o bullying?




      O bullying diz respeito a toda forma de violência sejam elas físicas, verbais, intencionais e repetitivas que, praticadas por um mais indivíduos, causam sofrimento e angustia na pessoa agredida. Sabe-se que esse problema tem feito parte do cotidiano de muitas escolas e gera os mais diversos tipos de reações desde desistências até mesmo suicídios. Diante disso cabe-nos questionar: Como enfrentar o bullying?

    As discussões aqui postadas são frutos de discussões nas aulas de Língua Portuguesa, na turma de 1º ano de EM da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Irene Maria Ramos Coelho. Fique à vontade para postar suas opiniões sobre esse assunto!!

29 comentários:

  1. O bullying é um tipo de agressão, física ou psicológica, que leva a vítima a mudar de comportamento e vem sendo um dos desafios geralmente frequentes no meio escolar. Segundo pesquisas dos Estados Unidos, maioria dos criminosos sofreram bullying na infância, motivo maior pelo desejo de vingança. Mas outras características importantes, também movem um indívíduo a praticá-lo, como: suicídio, problemas mentais e ira.
    As escolas geralmente não se preocupam e os pais não sabem lidar com o caso, assim cresce o índice.
    Cabe as autoridades governamentais e escolares evidenciar trabalhos em que as vítimas de bullying possam recorrer; como palestras, campanhas, disque-denúncia entre outros.

    De Joseana Rodrigues e Márcia Cristina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle e Antonia Meyre23 de julho de 2012 às 06:01

      Muito bom.. eu acho que devem ser feitas as providencias necessárias para isso. ;D

      Excluir
    2. é isso aí devemos combater o bullying!

      Excluir
  2. O bullying é um problema muito discutido nas escolas e lugares públicos, porém não é muito combatido.
    Sabe-se que o bullying é todo e qualquer tipo de agressão física ou psicológica. Mas como combater isso? Em muitas escolas são feitas campanhas, seminários e outras coisas, para tentar acabar com esse problema.
    As pessoas que sofrem bullying costumam apresentar machucados quando a agressão é física. Já quando a agressão é psicológica, geralmente apresentam mudança no comportamento.
    E como fazer pra enfrentar esse grave problema? Quando uma pessoa começa a ser ameaçada, ela tem de dizer para uma pessoa responsável, para que o problema seja resolvido. Caso contrário devem ser tomada as medidas cabíveis, como por exenplo, falar com os pais ou até mesmo recorrer a lei.
    Devemos nos concientizar e pensar bem, antes de brincar, apelidar ou agredir alguém, pois a gente só deve fazer algo com os outros que venh trazer beneficios, que agrade os outros, enfim, devemos fazer coisas boas.



    Por: Bruna Raíssa e Liliane. 1º B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom.verdade

      Excluir
    2. Concordamos, pois humilhar uma pessoa de forma física ou verbal como acontece no bulliyng não é atitude de uma pessoa de caráter!

      Excluir
    3. Danielle e Antonia Meyre23 de julho de 2012 às 06:12

      acho que deveriam denunciar o agressor mesmo, pois as coisas só vem piorando por que tem muita gente que está escondendo as ofensas. gostamos muito do texto! ;D

      Excluir
    4. Pois è. Devemos pensar muito para não fazer besteiras.

      Excluir
    5. devemos pensar bem antes de apelidar ou agredir as pessoas,pois ninguem é melhor que ninguem,somos todos iguais!

      Excluir
  3. devemos tomar iniciativas para acabar com o bullying fazendo palestras,conversando com as pessoas que está sendo alvo de apelidos,discriminaçao racial etc...
    o bullying é uma situaçao inaceitável que precisa ser combatida com consciência e respeito.a pessoa que sofre com o bullying fica deprimida,não quer mais sair de casa,não procura ajuda de seus familiares preferindo ficar sozinha,além de sofrer agressões.
    se você estar sofrendo bullying procure ajuda,denuncie.

    ResponderExcluir
  4. Amanda, Antonio Marcos e Vinicius23 de julho de 2012 às 05:47

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Danielle e Antonia Meyre23 de julho de 2012 às 05:56

    O bullying é um tipo de agressão ou violência muito comum em escolas, onde ocorre geralmente entre jovens adolescentes, crianças, ou até entre adultos. O bullying se trata de uma ridicularização, humilhação e intimidação de uma vítima a ser escolhida, onde ocorre zombações, ameaças e discriminações até pela cor ou por defeitos físicos. Essas agressões podem causar danos psicológicos ou físicos a vítima podendo a levar a depressão ou até envolvimento no mundo do crime e das drogas. O grande desafio dos pais e educadores e como enfrentear esse problema que vem crescendo cada vez mais, não so em escolas, mais sim no meio social. Para enfrentar o bullying é preciso palestras para informar os pais como lhe darem com esse problema, lhes mostrando as graves consequências para os envolvidos. Assim que forem realizadas as palestras, cabe agora os pais tomarem uma iniciativa de conversar com os seus filhos sobre o ocorrido e os educadores e professores ao verem uma situação como esta devem punir o agressor e encaminhar a vítima para um psicólogo acopanhada dos seus pais, para poderam entender a situação e tentar ameniza-la.

    EREM Professora Irene Maria Ramos Coelho
    Alunas: Antonia Meyre Rodrigues e
    Danielle de Sousa Alves.
    Ano: 1º Turma: B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otimo gostei da parte em que deveriam realizar mais palestras para informar os pais de como lhe darem com esse problema...

      Excluir
  6. Débora Rayanne; Nerlí Coelho23 de julho de 2012 às 05:59

    O bulliyng é uma forma de violência física ou verbal onde o agressor tem o objetivo de agredir, humilhar ou intimidar determinada pesssoa. Pode acontecer em qualquer lugar, más é comum ser encontrado facilmente em escolas, no trabalho, e até mesmo na família. O bulliyng já é considerado um problema mundiale suas consequências são muito graves: o indivíduo sente dor e angústia, passa a ter sérios problemas em relacionamentos e em alguns casos, pode levar ao suicídio.
    O bulliyng pode ser enfrentado através das pessoas que sofrem essa violência denunciando os agressores, ou até mesmo pela consciência dos mesmos que praticam esse ato, pois eles deveriam respeitar as pesssoas e aceitá-las como são.

    ResponderExcluir
  7. Angélica Thais e Iara Karoline23 de julho de 2012 às 06:00

    As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se torna adultos com sentimentos negativos e baixa altoestima.esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas ondem há presença de pessoas adultas.O bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar as pessoas,devem ser superados para que elas vivem de forma tranquila.a vitima do bullying deve toma as devidas providências,evitando certas consequencias para o futuro.se isso ocorre nas escolas,a criançaou adolescentes deve procurar urgentimente a direção da escola.caso seja na rua procurar a justiça para que essa pessoa pague por danos morais,e que aprenda a respeitar os outros,com carinho,amor e respeito.

    ResponderExcluir
  8. Igor e José Wansley23 de julho de 2012 às 06:07

    primeiramente, a vítima deve adquirir coragem de enfrentar o motivo de seu sofrimento, pois sem esta coragem nada será resolvido. Depois deve-se denunciar o ato para que as medidas cabíveis ao agressor sejam realizadas. Nós devemos também fazer palestras de conscientização, expressar textos escritos por vítimas, entre outras medidas para mostrar o quanto o bullying faz mal. Quem Pratica o bullying dever sofrer com as consequências de seus atos.

    EREM Professora Irene Maria Ramos Coelho
    1º ano "B"
    Igor e José Wansley

    ResponderExcluir
  9. Janaina e Jayne 1ºB23 de julho de 2012 às 06:13

    O bullying é um assunto muito sério, embora haja pessoas que levam na brincadeira, na maioria das vezes esses são os agressores. Na maioria dos casos o billying acontece mais na escola com os adolecentes, o motivo do bullying é variado, tanto no jeito de ser, como na cor da pele, ou por um nome diferente e até mesmo pela classe social.
    A melhor forma de enfrentar o bullying é ignorando as críticas dos agressores e se isso não der jeito, denuncie fale pro seus pais, peça ajuda que de uma forma ou de outra isso vai se resolver.

    ResponderExcluir
  10. Leila Iasmin e Amanda Ferreira23 de julho de 2012 às 06:19

    O bullying é um assunto que tem sido muito comentado pelo Brasil a fora , pela sua forma de agressão, que pode se moral ou até mesmo fisíca. Na maioria das vezes, a vítima fica em silêncio e isso diculta o diagnostico, tornando mas difícil a luta contra o bullyng.Temos que lutar contra o bullying e unas das formas é com palestra, mostrando a gravida e as consequências que o bullying promove.Os pais também pode colaborar, vendo se ocorreu mudanças de comportamento em seu filho. Todos nós podemos contribuir contra o bullying, diretamente ou indiretamente.

    Iasmin e Amnada F.

    ResponderExcluir
  11. Anny Caroliny de Lima Silva e Leticia Coelho Rodriguesg23 de julho de 2012 às 06:21

    O bullying está hoje em dia crescendo cada vez mais referem-se a preconceito que sofremos na escola,ou até mesmo nas ruas por motivos bobos.Em umas das pesquisas realizadas no Brasil em 2010 com alunos de uma escola pública mostra que as humilhações tipicas do bullying são comus entre alunos de 5º á 6º serie.
    Será que essas pessoas que praticam o bullying não pensam nas concequências que isso pode gerar a uma criança no seu futuro? nos traumas que ela pode ter na escola,ou no seu trabalho? nós cidadãos podemos acabar e temos o direito de fazer manifestações,denuciar as pessoas que praticam o bullying e principalmente ser solidário ao próximo que sofreu ou sofre o bullying.

    ResponderExcluir
  12. O bullying é uma atitude agressiva por parte de pessoas que acham que não vai haver consequencias!Os agressores não tem empatia com os outros,e agem de forma incorreta pondo apelidos desagradaveis e palavras ofencivas.
    O bullying pode ser considerado um tipo de agressão física ou psicologica que leva a vitima a mudar seu conportamento, devemos nos consientizar ao falar algo que magoe alguém,devemos tomar iniciativa para acabar com o bullying ,podem recorrer, como campanhas, palestras ou ate mesmo denuciando.


    DIGA NÃO AO BULLYING

    ResponderExcluir
  13. Isane Raiane e Flavio José23 de julho de 2012 às 06:22

    O bullying esta sendo um problema muito grave para a população porque esta ocorrendo muitas violencia nas ruas. As pessoas estão discriminando as crianças.
    O preconceito com os negros é uma das causas da discriminação pois ninguem devem ser discriminado todas as pessoas devem ser tratadas iguais sem diferencialas de cor, religião e sexo.
    Devemos enfrentar o bullying não discriminando as pessoas e não praticar o crime e a violencia.

    ResponderExcluir
  14. O bullying é um assunto sério e deve ser tratado com respeito e as pessoas que sofrem com isso deve denunciar não sofra calado devemos ter coragem de falar pois ninguem tem o direito de tirar sua felicidade somos todos iguais e temos o mesmo direito e mais uma coisa viva o seus sonhos ssem medo pois com a verdade conquistaremos o impossível.
    Geandra Kelly (EREM PIMRC)!

    ResponderExcluir
  15. Amanda, Antonio Marcos e Vinicius23 de julho de 2012 às 06:25

    O bullying de hoje em dia é muito comum nas escolas, principalmente porque não há leis específicas para combater esse problema.Penso que deve ser criada uma lei que seja aplicada em todos os casos de bullying, dentro e fora da escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que o gorveno deveria tomar iniciativas para acabar com o bullying fazendo palestras,e campanhas!!!!

      Excluir
  16. JEIZA MILLENA E LOURENA LOURENÇO23 de julho de 2012 às 06:26

    Bullying,esse é um comportamento que infelismente foi se tornando popular,principalmente nas escolas e concliu-se em um problema mundial,e nos devemos encontrar uma solução para esse problema e ajudarmos as vitimas e seus pais como enfrentar o bullying.
    Os pais sempre devem se comunicar com seus filhos e mostrar confiança para eles para que não tenham medo de contar algo que possa estar sofrendo na sua escola e nas ruas.
    E se você sofre o bullying procure logo uma autotoridade ou alguém de confiança. Lembre-se:não tenham medo pois estará ajudando a se próprio e ajudando a muitos que lutam contra isso. DE:JEIZA E LOURENA LOURENÇO

    ResponderExcluir
  17. Aldeyse Cavalcanti e Rayana Lima23 de julho de 2012 às 06:26

    O bullying,é um tipo de agressão física ou verbal, realizada geralmente por adolescentes,crianças e principalmente por estudantes,que na maioria das vezes o autor do bullying agride a vítima por vários motivos fatores,tais como obsidade,cor da pele,tamanho e entre outros.
    Uma das formas de enfrentar o bullying,é educadores coversar com os autores do mesmo,tentando mostrar que isso não é o certo a fazer e a partir do momento que os pais da vítima perceber que seu filho está estranho tentar conversar com ele para nao deixar com que ele passe por uma situação de bullying.

    ResponderExcluir
  18. Bom não só o bulling como todas as outras formas de agressão na minha opinião isso acontece por irresponsabilidade dos educadores que tem um primeiro contato com a criança (pais),q ao educar os seus filhos dão mal exemplo,deixa a criança fazer o q quer dando a ela um poder q ela nao tem eu falo criança pq quando elas crescem continuam a fazer o lhes foi ensinado.Um veiculo de mal exemplo q temos dentro de casa q ajuda mt na mal educaçao é televisão.Eu quero dizer amigos q tudo isso q esta acontecendo é tudo culpa nossa, só dizemos q isso é errado mas não concertamos.O bulling só para de acontecer quando nós mesmos educarmos nossos filhos, e quanto aos grandões(homens e mulheres) vc aí q gosta de fazer isso se ponha no lugar do outro ai vc vera o quão é abrsurdo o q fazes.Só assim voltaremos a ter controle da situação. Ass:PALOMA GOMES*--*
    "pelo menos reflitam" parece loucura mas tudo q é certo concerteza parece loucura, e para terminar lembre-se q nem tudo que parece é...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua participação em nosso Blog Paloma Gomes!!

      Excluir

AQUI VOCÊ PODE OPINAR SOBRE O CONTEÚDO LIDO.