SEJAM BEM VINDO!
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
DEBATE: Redução da maioridade penal
No Brasil, a maioridade penal é
fixada em 18 anos de acordo com o artigo 228 da Constituição. Para essa lei, essa é a idade mínima para que um jovem possa responder inteiramente
por seus atos, como cidadão adulto. Assim, até que atinja a maioridade o menor
é julgado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Essa questão tem sido alvo de amplos
debates por parte dos mais diversos setores de nossa sociedade. Nessa quinta-feira, alunos da Escola de
Referência em Ensino Médio Professora Irene Maria Ramos Coelho, também se
uniram para discutir a redução da maioridade penal em um debate.
O grupo que defendeu a redução da
maioridade penal afirmou, dentre outros argumentos, que os adolescentes
infratores não recebem a punição devida, afirmando que o Estatuto da Criança e
do Adolescente é muito tolerante com os infratores e não intimida os que pretendem
transgredir a lei. Eles também argumentaram que se a legislação eleitoral
considera o jovem de 16 anos com discernimento para votar, ele deve ter também idade
suficiente para responder criminalmente por seus atos.
Por conseguinte, a equipe contrária a
redução, também apresentou seus argumentos, defendendo que as mudanças na
legislação para reduzir a maioridade penal não traria resultados na diminuição
da violência e só acentuaria a exclusão de parte da população. Como
alternativa, eles propuseram melhorar o sistema socioeducativo dos infratores,
investir em educação de uma forma ampla, ao invés de simplesmente criar novas
formar de punir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
com a construção e o fortalecimento dos laços familiares e da sociedade com reflexos e respeito aos vários valores éticos.
ResponderExcluirTEMOS QUE DEIXAR AS NOSSAS DIFERENÇAS DE LADO POIS NÃO IMPORTA A SUA CLASSE SOCIAL, SOMOS TODOS IGUAIS E FILHOS DE JESUS CRISTO.
ResponderExcluir