SEJAM BEM VINDO!






“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.

Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.


Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.

Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves












sábado, 17 de setembro de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


·        Leia atentamente o texto abaixo e responda ao que está sendo proposto:

''ARRUMAR O HOMEM''.

   Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para contar. Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei e, por isso, tenho-a como verdadeira. Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano: ''Se não é verdadeira... é muito graciosa!''
   Estava, pois, aquele pai carioca, engenheiro de profissão, posto em sossego, admitido que, para um engenheiro, é sossego andar mergulhado em cálculos de estrutura. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, não cessava de atormentá-lo com perguntas de todo jaez, tentando conquistar um companheiro de lazer.
   A idéia mais luminosa que ocorreu ao pai, depois de dez a quinze convites a ficar quieto e a deixá-lo trabalhar, foi a de pôr nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça trazido da última viagem à Europa. ''Vá brincando enquanto eu termino esta conta''. sentencia entre dentes, prelibando pelo menos uma hora, hora e meia de trégua. O peralta não levará menos do que isso para armar o mapa do mundo com dos cinco continentes, arquipélagos, mares e oceanos, comemora o pai-engenheiro.
   Quem foi que disse hora e meia? Dez minutos depois, dez minutos cravados, e o menino já o puxava triunfante: ''Pai, vem ver!'' No chão, completinho, sem defeito, o mapa do mundo.
   Como fez, como não fez? Em menos de uma hora era impossível. O próprio herói deu a chave da proeza: ''Pai, você não percebeu que, atrás do mundo, o quebra-cabeça tinha um homem? Era mais fácil. E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!''
   ''Mas esse garoto é um sábio!'', sobressaltei, ouvindo a palavra final. Nunca ouvi verdade tão cristalina: ''Basta arrumar o homem (tão desarrumado quase sempre) e o mundo fica arrumado!''
   Arrumar o homem é a tarefa das tarefas, se é que se quer arrumar o mundo.
( Dom Lucas Moreira Neves, Jornal do Brasil, fev.1993)


1. Assinale o item cuja afirmativa está de acordo com o primeiro parágrafo do texto:
A) Ainda que o auto não confie na veracidade da estória narrada, o autor do texto conta-a por seu valor moral;
B) como o autor do texto confia na pessoa que lhe narrou a estória, ele a transfere para o leitor, mesmo sabendo que não é autêntica;
C) A despeito de ser bastante graciosa a história narrada, o autor do texto tem certeza de sua inautenticidade;
D) O autor do texto nos narra uma história de cuja autenticidade não está certo, apesar de ter sido contada por pessoas dignas de confiança;
E) a estória narrada possui autenticidade, veracidade e, além disso, certa graça.

2. O título dado ao texto:
A) representa a tarefa que deveria ser executada pelo menino;
B) indica a verdadeira finalidade do jogo de quebra- cabeça;
C) mostra a desorganização reinante na família moderna;
D) assinala a tarefa básica inicial para a organização do mundo;
E) demonstra a sabedoria precoce do menino da estória narrada.

3. O item em que o vocábulo sublinhado está tomado em sentido figurado é:
A) Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória...
B) Estava, pois, aquele pai carioca...
C) ...não cessava de atormentá-lo com perguntas... 
D) ...comemora o pai-engenheiro.
E) Mas esse garoto é um sábio!

       4. O item em que o vocábulo destacado não tem seu sinônimo corretamente indicado é:
A) Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano... - citação;
B) ...com perguntas de todo jaez... - tipo;
C) ...tentando conquistar um companheiro de lazer. - aventuras;
D) ...prelibando pelo menos uma hora... - desejando;
E) o peralta não levará menos do que isso... - revolucionário.

5. Vá brincando enquanto eu termino esta conta; se fossem dois engenheiros querendo trabalhar e dois os meninos, esta mesma frase, mantidas as pessoas, deveria ter a seguinte forma:
A) Vão brincando enquanto nós terminamos esta conta;
B) Ide brincar enquanto eu termino esta conta;
C) Vamos brincando enquanto nós terminamos esta conta;
D) Vade brincando enquanto eles terminam esta conta;
E) Vai brincando enquanto nós terminamos esta conta.

6. A frase do menino: “E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!” mostra que:
A) o pai do menino desconhecia a brilhante inteligência do filho;
B) o menino tinha uma visão critica do mundo bastante apurada;
C) o menino já havia feito a mesma tarefa antes;
D) o autor do texto quer mostrar a sabedoria do menino;
E) o menino descobrira um meio mais fácil de completar a tarefa.

7. Mas esse garoto é um sábio...; na frase conjunção adversativa MAS  marca, no texto, a oposição entre:
A) a idade e a sabedoria;
B) a autoridade e a desobediência;
C) o trabalho e o lazer;
D) a teoria e a prática;
E) a ignorância e o conhecimento. 

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