SEJAM BEM VINDO!






“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.

Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.


Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.

Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves












quarta-feira, 14 de setembro de 2011

REPORTAGEM TENDENCIOSA


Estudantes de escola estadual em Afrânio já esperavam desempenho fraco no Enem

A Escola Estadual Antonio Cavalcante Filho, em Afrânio (PE) obteve um saldo negativo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas 15% dos alunos participaram. Segundo os estudantes, esse resultado já era esperado, pois não vêem motivos para acreditar na qualidade do ensino oferecido pela escola.
No início deste ano os alunos denunciaram várias vezes as péssimas condições das escolas da rede estadual em Afrânio, alem dos gestores que são apadrinhados de políticos, escola funcionado em casas alugadas, salas que parecem “fornos” e esburacadas, muro que foi reformado, além de escola que continua interditada, laboratórios que não funcionam, má iluminação, lama no período de chuva, professores e gestores que confundem autoridade com autoritarismo.
Nem mesmo a ação deputado estadual Adalberto Cavalcante, que inclusive faz parte da comissão de educação do estado, foi suficiente para mudar a situação. Por ocasião de uma conversa de Adalberto com o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, ficou prometido que as obras de recuperação da escola Antonio Cavalcante Filho iriam se iniciar depois do Carnaval, e até agora nada. Mais recentemente o prefeito Carlos Cavalcante, cobrou o andamento da obra de reforma da escola, já que o muro foi reformado.
Segundo os estudantes, esta situação se reflete no acesso ao ensino superior Para se ter uma idéia das mais de 250 vagas em cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) oferecidas nos campi de Afrânio, apenas 10 % foram ocupadas por alunos oriundos de escolas da rede de estadual do município. No curso de Ciências da Computação, dos 53 alunos apenas 11 são de Afrânio, dois de Petrolina e um número esmagador de 40 alunos de Dormentes, que fica a 32 km de Afrânio. Dormentes, por sinal, alcançou recentemente o título de melhor educação básica do sertão do São Francisco, ficando acima da média nacional.
Diante desse quadro, os estudantes de Afrânio perguntam: Até quando terão de suportar isso?
Es

Um comentário:

  1. Que a participação no ENEM dos alunos da referida escola foi ínfima isso não se pode negar. No entanto, é preciso que se trate com respeito essa pequena parcela que participou e que obteve bons resultados, 516, 07 na média geral, ou seja esses alunos ficaram acima da média nacional que é de 511,21. Mas isso ninguém mostra.
    Prefere-se fazer afirmações reducionistas e pouco fundamentadas para denegrir a imagem da escola (e dos professores) Antônio Cavalcanti Filho.
    Também é certo que nós não temos a melhor infraestrutura, nem os melhores recursos pedagógicos, mas temos uma equipe que busca desenvolver um ensino de qualidade. Julgar a maioria por fatos isolados é reduzir, é cometer injustiça, é deixar de reconhecer o valor do trabalho de profissionais que dão tudo de si para formar cidadãos melhores.
    Falta em Afrânio, não apenas nos alunos das escolas da rede estadual, uma cultura de estudo. Falta incentivo, falta educação de base, falta uma educação que comece em casa.
    Enquanto não se valorizar seriamente a educação em nível nacional a nossa educação será sempre uma vergonha. Um exemplo claro, e bem fundamentado disso é que das 100 melhores escolas no ENEM, apenas 13 são públicas. Agora tentem descobrir o porquê e verão que o caos na educação não é um fato isolado, o Brasil inteiro clama por melhores condições, o Brasil inteiro clama pela VALORIZAÇÃO da educação.
    Ao invés de matérias recheadas de conteúdos tendenciosos e “partidaristas”, precisamos de pessoas que se preocupem, de fato com a situação caótica que vive a educação no país e não somente em Afrânio.

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