SEJAM BEM VINDO!
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
sábado, 17 de setembro de 2011
PROJETO INTERDISCIPLINAR: INTEGRANDO E DESENVOLVENDO VALORES
PROJETO INTERDISCIPLINAR:
INTEGRANDO E DESENVOLVENDO VALORES
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
· Ensino Religioso
· Língua Portuguesa
· Sociologia
· Arte
· Filosofia
TEMPO DE DURAÇÃO: 10 meses (fevereiro a novembro)
JUSTIFICATIVA
O debate sobre a função social da escola tem ganhado cada vez mais espaço em nossa sociedade. Assim, defende-se que o seu papel principal é não só preparar o aluno intelectualmente, mas prepará-lo para exercer papéis sociais, além de inseri-lo no mercado de trabalho.
Dessa forma, cabe aos agentes do processo educativo desenvolver um trabalho de reflexão e ação que permita a plena formação do educando, preparando-o para agir e pensar criticamente e, mais que isso, lutar contra as desigualdades e exclusões.
A partir dessas perspectivas, busca-se através de projeto trabalhar temas que possibilitem a construção de conhecimentos, a elevação da auto-estima e o desenvolvimento de valores fundamentais por parte do educando.
Finalmente, espera-se contribuir para o fortalecimento do respeito aos direitos humanos, o respeito à diversidade e o cultivo de uma boa convivência social.
OBJETIVO GERAL
Tornar as aulas das diferentes disciplinas num espaço de discussão, reflexão, formação de valores e busca de alternativas para mudar a realidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Proporcionar o exercício do compromisso, do trabalho em grupo e da defesa dos direitos humanos.
· Desenvolver o senso de cidadania e responsabilidade social.
· Desenvolver o apreço à tolerância e o respeito à diversidade seja ela racial, linguística, sexual, cultural ou religiosa.
· Incentivar a tomada de posição e o desenvolvimento do senso crítico.
· Promover a discussões, debates, mesas redondas sobre os temas abordados.
· Promover experiências de formação de estudantes como agentes de direitos humanos.
· Promover momentos de interação que oportunizem aos alunos a reflexão sobre temáticas atuais, ajudando-os na formação de valores e atitudes que os permitam agir para mudar a realidade em que vivem.
METODOLOGIA
· A execução do projeto será feita por meio da realização de realizadas oficina que acontecerão uma vez por mês.
· Cada oficina terá a duração de 10 horas/aula cada e será executada em horário extra, nas aulas de Ensino Religioso. Serão abordadas as seguintes temáticas:
· FEVEREIRO/ MARÇO: Pluralidade e respeito às diferenças
· ABRIL/MAIO: Educação e religiosidade: praticando a “cultura do ser”.
· JUNHO/JUNHO: Juventude e criminalização- Exclusão social e violência urbana em debate
· AGOSTO/SETEMBRO: Como ser cidadão numa sociedade que privilegia a competição e o consumismo.
· OUTUBRO/NOVEMBRO: Ética ambiental: desenvolvendo a consciência ecológica.
RECURSOS A SEREM UILIZADOS
· TV/DVD
· Projetor multimídia
· Computador
· Aparelho de som
· Revistas e jornais
· Papel madeira, cartolina
·
· ETAPAS PREVISTAS
I OFICINA: Pluralidade e respeito às diferenças
I MOMENTO
· Apresentação do projeto
· MENSAGEM
· DINÂMICA
II MOMENTO
· Distribuição do texto: Somos todos iguais? (revista Mundo Jovem março de 2009)
· Elaboração de síntese em grupo
· Socialização
III MOMENTO
· Atividade em grupos: construir atividades focadas o tema abordado
· Atividades a serem desenvolvidas
· Cartaz
· Dramatização
· Exploração do tema através de música ou poema
· Jogral
· Cordel
· Construção das atividades
IV MOMENTO
· Apresentação das atividades
· Auto- avaliação
II OFICINA: Juventude e criminalização- Exclusão social e violência urbana em debate
I MOMENTO
· MÚSICA: Que país é esse? (Legião Urbana)
É pra rir ou pra chorar? (Gabriel O Pensador)
· Introdução do tema
II MOMENTO
FILME:
· Debater a partir do filme:
· Por que vivemos em um mundo tão desigual?
· Que ações podemos realizar a fim de minimizar desigualdades a partir da realidade da qual fazemos parte?
II MOMENTO
· Leitura do texto: Brasil, que país é esse?
· A partir da leitura do texto formar grupos para preparar um seminário
· Buscar informações sobre o tema na internet e outras fontes
· Trabalhar como organizar um seminário
III MOMENTO
· REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO
III OFICINA: Educação e religiosidade: praticando a “cultura do ser”.
I MOMENTO
· MENSAGEM
· DINÂMICA
· Apresentação do tema
II MOMENTO
· Texto:
· Elaborar individualmente um resumo do texto
· Socialização da atividade
III MOMENTO
· Concurso de redação sobre o tema da oficina- Educação e religiosidade: praticando a “cultura do ser”.
· Orientação e revisão dos textos produzidos
IV MOMENTO
· Leitura dos textos e escolha das melhores produções
· Premiação para 1º, 2º, 3º lugares.
·
IV OFICINA: Como ser cidadão numa sociedade que privilegia a competição e o consumismo.
I MOMENTO
· MENSAGEM
· Discussão sobre o tema
Texto: Cirurgia plástica: solução ou ilusão? (revista Mundo Jovem outubro 2009)
II MOMENTO
· Dinâmica:
· Exploração dos textos:
1-Eu etiqueta (Carlos Drumond de Andrade)
2- Consumismo: quem é o vencedor? ( Mundo Jovem março de 2009)
3- O vencedor ( Los Hermanos)
· Estabelecer relações entre os textos, buscando compreender a crítica comum que neles é feita.
· Socialização
III MOMENTO
· FILME:
· Promover uma discussão com base no filme, tentando compreender os reflexos e influências do consumismo na sociedade.
· Elaboração de um texto em grupos sobre o tema: o que é ser cidadão consciente/O que é ser um consumista
· Exposição e discussão
IV MOMENTO
· Trabalho em grupo: produção de texto teatral
· Proposta: produzir e encenar textos que explorem o consumismo e consumo consciente.
· Encenação dos textos produzidos
V OFICINA: Ética ambiental: desenvolvendo a consciência ecológica.
I MOMENTO
· MENSAGEM INICIAL
· Discussão sobre o tema
II MOMENTO
· Filme: Uma verdade inconveniente
· Discussão sobre o filme
III MOMENTO
· Formação de grupos
· Proposta de atividade: identificar na comunidade ações negativas do homem sobre a natureza
· Pesquisar se existe algum projeto ambiental desenvolvido por empresas ou outras organizações
· Registrar os resultados por meio de fotos, gravação de entrevistas, documentos
· Organizar os resultados
· Sugerir ações para minimizar os problemas encontrados
IV MOMENTO
· Com base nos dados pesquisados, construir um folheto de conscientização
· Distribuir o folheto na comunidade
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Moblizar a comunidade escolar é deslanchar e manter um proceso que requer dedicação contínua. Ao contário do que muitos supõem, mobilizar não se rduz à realização de alguns eventos, nem à convocação de pssoas para minifestações púbicas. Mobilizar é persuadir cada um da importância de uma causa, acenar com metas claras, consquistar a adesão consciente das pessoas, para atuar na realização de um objetivo comum.Através da diensão deste projeto nós enquanto formadores sociais possamos aprender com a diferença, com a comunicação, com a interação com a decisaõ em grupo e a valorizar iniciativas importantes, como esta.Mais uma vez, meu apreço à vc Professora Maria Das Dores.
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