SEJAM BEM VINDO!






“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.

Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.


Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.

Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves












sábado, 17 de setembro de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR: INTEGRANDO E DESENVOLVENDO VALORES


PROJETO INTERDISCIPLINAR:
INTEGRANDO E DESENVOLVENDO VALORES

COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
·        Ensino Religioso
·        Língua Portuguesa
·        Sociologia
·        Arte
·        Filosofia

TEMPO DE DURAÇÃO: 10 meses (fevereiro a novembro)

JUSTIFICATIVA
O debate sobre a função social da escola tem ganhado cada vez mais espaço em nossa sociedade. Assim, defende-se que o seu papel principal é não só preparar o aluno intelectualmente, mas prepará-lo para exercer papéis sociais, além de inseri-lo no mercado de trabalho.
Dessa forma, cabe aos agentes do processo educativo desenvolver um trabalho de reflexão e ação que permita a plena formação do educando, preparando-o para agir e pensar criticamente e, mais que isso, lutar contra as desigualdades e exclusões.
A partir dessas perspectivas, busca-se através de projeto trabalhar temas que possibilitem a construção de conhecimentos, a elevação da auto-estima e o desenvolvimento de valores fundamentais por parte do educando.
Finalmente, espera-se contribuir para o fortalecimento do respeito aos direitos humanos, o respeito à diversidade e o cultivo de uma boa convivência social.

OBJETIVO GERAL
Tornar as aulas das diferentes disciplinas num espaço de discussão, reflexão, formação de valores e busca de alternativas para mudar a realidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Proporcionar o exercício do compromisso, do trabalho em grupo e da defesa dos direitos humanos.
·        Desenvolver o senso de cidadania e responsabilidade social.
·        Desenvolver o apreço à tolerância e o respeito à diversidade seja ela racial, linguística, sexual, cultural ou religiosa.
·        Incentivar a tomada de posição e o desenvolvimento do senso crítico.
·        Promover a discussões, debates, mesas redondas sobre os temas abordados.
·        Promover experiências de formação de estudantes como agentes de direitos humanos.
·        Promover momentos de interação que oportunizem aos alunos a reflexão sobre temáticas atuais, ajudando-os na formação de valores e atitudes que os permitam agir para mudar a realidade em que vivem.

METODOLOGIA
·        A execução do projeto será feita por meio da realização de realizadas oficina que acontecerão uma vez por mês.
·        Cada oficina terá a duração de 10 horas/aula cada e será executada em horário extra, nas aulas de Ensino Religioso. Serão abordadas as seguintes temáticas:
·        FEVEREIRO/ MARÇO: Pluralidade e respeito às diferenças
·        ABRIL/MAIO: Educação e religiosidade: praticando a “cultura do ser”.
·        JUNHO/JUNHO: Juventude e criminalização- Exclusão social e violência urbana em debate
·        AGOSTO/SETEMBRO: Como ser cidadão numa sociedade que privilegia a competição e o consumismo.
·        OUTUBRO/NOVEMBRO: Ética ambiental: desenvolvendo a consciência ecológica.

RECURSOS A SEREM UILIZADOS
·        TV/DVD
·        Projetor multimídia
·        Computador
·        Aparelho de som
·        Revistas e jornais
·        Papel madeira, cartolina
·         
·         ETAPAS PREVISTAS

I OFICINA: Pluralidade e respeito às diferenças

I MOMENTO
·        Apresentação do projeto
·        MENSAGEM
·        DINÂMICA

II MOMENTO
·        Distribuição do texto: Somos todos iguais? (revista Mundo Jovem março de 2009)
·        Elaboração de síntese em grupo
·        Socialização

III MOMENTO
·        Atividade em grupos: construir atividades focadas o tema abordado
·        Atividades a serem desenvolvidas
·        Cartaz
·        Dramatização
·        Exploração do tema através de música ou poema
·        Jogral
·        Cordel
·        Construção das atividades

IV MOMENTO
·        Apresentação das atividades
·        Auto- avaliação


II OFICINA: Juventude e criminalização- Exclusão social e violência urbana em debate
I MOMENTO
·        MÚSICA: Que país é esse? (Legião Urbana)
                 É pra rir ou pra chorar? (Gabriel O Pensador)
·        Introdução do tema

II MOMENTO
FILME:
·        Debater a partir do filme:
·        Por que vivemos em um mundo tão desigual?
·        Que ações podemos realizar a fim de minimizar desigualdades a partir da realidade da qual fazemos parte?

II MOMENTO
·        Leitura do texto: Brasil, que país é esse?
·        A partir da leitura do texto formar grupos para preparar um seminário
·        Buscar informações sobre o tema na internet e outras fontes
·        Trabalhar como organizar um seminário
III MOMENTO
·        REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO
                                          
III OFICINA: Educação e religiosidade: praticando a “cultura do ser”.

I MOMENTO
·        MENSAGEM
·        DINÂMICA
·        Apresentação do tema
II MOMENTO
·        Texto:
·        Elaborar individualmente um resumo do texto
·        Socialização da atividade
III MOMENTO
·        Concurso de redação sobre o tema da oficina- Educação e religiosidade: praticando a “cultura do ser”.
·         Orientação e revisão dos textos produzidos

IV MOMENTO
·        Leitura dos textos e escolha das melhores produções
·        Premiação para 1º, 2º, 3º lugares.
·         
IV OFICINA: Como ser cidadão numa sociedade que privilegia a competição e o consumismo.
I MOMENTO
·        MENSAGEM
·        Discussão sobre o tema
Texto: Cirurgia plástica: solução ou ilusão? (revista Mundo Jovem outubro 2009)

II MOMENTO
·        Dinâmica:
·        Exploração dos textos:
1-Eu etiqueta (Carlos Drumond de Andrade)
2- Consumismo: quem é o vencedor? ( Mundo Jovem março de 2009)
3- O vencedor ( Los Hermanos)   
·      Estabelecer relações entre os textos, buscando compreender a crítica comum que neles é feita.
·      Socialização

III MOMENTO
·        FILME:
·        Promover uma discussão com base no filme, tentando compreender os reflexos e influências do consumismo na sociedade.
·        Elaboração de um texto em grupos sobre o tema: o que é ser cidadão consciente/O que é ser um consumista
·        Exposição e discussão

IV MOMENTO
·        Trabalho em grupo: produção de texto teatral
·        Proposta: produzir e encenar textos que explorem o consumismo  e consumo consciente.
·        Encenação dos textos produzidos

V OFICINA: Ética ambiental: desenvolvendo a consciência ecológica.

I MOMENTO
·        MENSAGEM INICIAL
·        Discussão sobre o tema

II MOMENTO
·        Filme: Uma verdade inconveniente
·        Discussão sobre o filme

III MOMENTO
·        Formação de grupos
·        Proposta de atividade: identificar na comunidade ações negativas do homem sobre a natureza
·        Pesquisar se existe algum projeto ambiental desenvolvido por empresas ou outras organizações
·        Registrar os resultados por meio de fotos, gravação de entrevistas, documentos
·        Organizar os resultados
·        Sugerir ações para minimizar os problemas encontrados

IV MOMENTO
·        Com base nos dados pesquisados, construir um folheto de conscientização
·        Distribuir o folheto na comunidade



Um comentário:

  1. Moblizar a comunidade escolar é deslanchar e manter um proceso que requer dedicação contínua. Ao contário do que muitos supõem, mobilizar não se rduz à realização de alguns eventos, nem à convocação de pssoas para minifestações púbicas. Mobilizar é persuadir cada um da importância de uma causa, acenar com metas claras, consquistar a adesão consciente das pessoas, para atuar na realização de um objetivo comum.Através da diensão deste projeto nós enquanto formadores sociais possamos aprender com a diferença, com a comunicação, com a interação com a decisaõ em grupo e a valorizar iniciativas importantes, como esta.Mais uma vez, meu apreço à vc Professora Maria Das Dores.

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