SEJAM BEM VINDO!






“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.

Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.


Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.

Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves












Concursos e outras novidades ligadas á educação

Loading...

sábado, 17 de setembro de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Sexo na mídia alimenta promiscuidade entre jovens, diz estudo
Michael Conlon

CHICAGO, Estados Unidos (Reuters), 03/Abr/06 - Músicas, revistas, programas de TV e filmes com uma grande carga sexual levam os jovens a iniciar sua vida sexual mais cedo, agindo talvez como "companheiros" virtuais a lhes dizer que todas as outras pessoas estão fazendo isso, revelou um estudo divulgado na segunda-feira.
"Essa é a primeira vez que mostramos que, o quanto maior a exposição das crianças ao sexo nos meios de comunicação, mais cedo vão praticar sexo", disse Jane Brown, da Universidade da Carolina do Norte (EUA) e principal autora do relatório.
Pesquisas anteriores limitaram-se à TV, disse o estudo que avaliou 1.017 adolescentes entre 12 e 14 anos e, depois uma segunda vez, dois anos mais tarde.
Eles foram observados para medir sua exposição, durante os dois anos, a 264 itens - filmes, TV, shows, músicas e revistas - analisados segundo seu conteúdo sexual.
Em geral, o estudo descobriu que quanto maior os níveis de exposição maior o nível de atividade sexual.
A taxa de adolescentes grávidas nos EUA é de três a dez vezes maior do que a encontrada em outros países desenvolvidos, fazendo desse fenômeno e da exposição a doenças sexualmente transmissíveis uma grande preocupação da área de saúde pública do país, disse o estudo.
Simultaneamente, os pais tendem a não falar com seus filhos sobre sexo de forma sincera e no momento certo, deixando um vácuo no qual os meios de comunicação tornam-se poderosos educadores sexuais, fornecendo "a imagem frequente de que o sexo é divertido e não representa riscos".
O estudo foi publicado na edição de abril de 2006 da revista Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria. Uma parte dos dados já havia sido divulgada na revista Journal of Adolescent Health.
A pesquisa foi realizada em várias escolas da Carolina do Norte. Os autores disseram não ter medido o impacto da exposição de material pornográfico na Internet porque, quando a pesquisa começou, em 2001, poucos adolescentes tinham acesso à rede.
Um estudo adicional deveria incluir a exposição a material divulgado via Internet, sugeriram os pesquisadores.
"Foram necessários vários estudos ao longo dos anos para determinar que a violência nos meios de comunicação intensifica o comportamento agressivo das crianças", afirmou o estudo.

"Em vista das descobertas consistentes relacionadas com a violência nos meios de comunicação, seria prudente não esperarmos durante décadas para chegar à conclusão de que os meios de comunicação também são importantes como fontes de normas sexuais para os jovens", acrescentou.

1- Qual é a finalidade do texto:
a) informar
b) divertir o leitor
c) defender um ponto de vista
d) instruir

2- O texto lido faz parte de que tipo:
a) argumentativo
b) narrativo
c) expositivo
d) instrucional

3-Assinale V para verdadeiro e F para falso de acordo com as afirmativas colocadas em relação ao texto:

(     ) A pesquisa feita comprovou que TV  influencia o comportamento sexual de adolescentes.
(     ) De acordo com o texto, os pais precisam controlar o acesso dos seus filhos a certos programas de TV.
(     ) Outro fator demonstrado através do estudo, foi o aumento das doenças sexualmente transmissíveis nos grupos pesquisados.
(     ) O texto mostra que os resultados obtidos  nos EUA se assemelham a realidade vivida no Brasil.


4- No trecho "Foram necessários vários estudos ao longo dos anos para determinar que a violência nos meios de comunicação intensifica o comportamento agressivo das crianças", as aspas estão sendo usadas para:

a) indicar uma citação.
b) demonstrar a opinião do jornal que fez a entrevista.
c) explicitar o uso de expressões pouco conhecidas do público leitor.
d) Indicar a fala de um especialista.

5- Que título não seria adequado ao texto:

a) Estudo comprova influências negativas da TV em adolescentes.
b) TV incentiva adolescentes a praticar sexo, demonstra estudo.
c) TV e sexo: como evitar a prática essas práticas.
d) Mídia influencia o sexo precoce, comprova pesquisa feita nos EUA.

6- De acordo com o texto pode-se afirmar que:

a) A falta de orientação sexual por parte dos pais, aliado à constante exposição dos jovens a conteúdos de teor sexual faz com que estes pratiquem sexo cada vez mais cedo.
b) O estudo também demonstrou que a internet também influencia os jovens na prática de sexo, mas com menos intensidade.
c) O estudo não focalizou a exposição de conteúdo sexual na internet, pois era pequeno, na época da pesquisa, os números de usuários que tinha acesso a esse meio.
d) Estão corretas as alternativas A e C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AQUI VOCÊ PODE OPINAR SOBRE O CONTEÚDO LIDO.