SEJAM BEM VINDO!
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
sábado, 17 de setembro de 2011
Sequência Didática para trabalhar o gênero Notícia
Isto é notícia
OBJETIVO GERAL
• Familiarizar os alunos com o gênero notícia, promovendo uma seqüência de atividades focadas no ensino da leitura e da escrita que permitam a formação do aluno enquanto autor autônomo e proficiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o conhecimento dos alunos sobre o gênero notícia;
• Discutir sobre as características dos jornais impressos e jornais;
• Explorar cadernos e seções do jornal, identificando assuntos noticiados;
• Captar os objetivos da situação de leitura (buscar informações, atualizar-se, conhecer determinado assunto, divertir-se);
• Conhecer a estrutura composicional do gênero notícia;
• Estabelecer relações entre o conteúdo da notícia e outros textos lidos;
• Conhecer outros gêneros integrantes do jornal tais como: entrevista, piada, charge;
• Compreender e posicionar-se criticamente diante das notícias lidas;
• Produzir uma notícia, tendo como base acontecimentos importantes de sua comunidade.
• Organizar um jornal, valorizando os textos produzidos.
I MOMENTO
• Conversar com os alunos sobre o gênero a ser estudado, visando detectar seus conhecimentos prévios acerca do mesmo;
• Discutir as características dos jornais impressos e telejornais;
• Distribuir diferentes notícias para que os alunos, organizados em grupo, tenham o primeiro contato com o gênero;
• Promover uma análise do texto estudado, buscando compreendê-lo;
• Socializar as análises feitas, instigando os alunos a exporem oralmente sua compreensão sobre o texto do grupo para o restante da sala.
II MOMENTO
• Formar grupos e distribuir jornais para que os alunos folheiem, explorem e leiam o material;
• Pedir que resolvam às questões seguintes:
• Para que lemos jornal?
• Qual o nome do jornal lido?
• Como os textos estão distribuídos?
• Que informações aparecem nele?
• O que mais lhes chamou a atenção no jornal?
• Propor um debate a partir das questões propostas.
• Selecionar uma notícia que instigue a curiosidade da turma e explorá-la nos seguintes aspectos:
– Título;
– Nome do autor;
– Espaço do jornal em que foi publicado ( seção, caderno);
– Público a que se destina;
– Assunto abordado.
• Socialização das conclusões da classe.
III MOMENTO
• Formar trios e distribuir jornais;
• Pedir que os alunos observem os aspectos da primeira página, destacando os seguintes pontos:
– Manchete;
– Título;
– Temas abordados;
– Imagens;
• Ajudar os alunos a localizar a notícia principal e pedir que a leiam na íntegra,
• Explorar fotos, diagramas, tabelas, gráficos, mapas e outros recursos de apoio à compreensão do fato informado;
• Incentivar a turma a fazer comentários, opinar, argumentar sobre o texto lido.
IV MOMENTO
• Formar duplas;
• Distribuir cópias de uma notícia;
• Explorar as características da notícia;
• Pedir que identifiquem no lide as respostas às seguintes questões: quem?/ Fez o quê?/ A quem?/ Onde?/ Quando?/ Como?/Por quê?/ para quê?
• Mostrar a função do restante dos parágrafos.
Pedir que os alunos confeccionem um cartaz enfatizando as principais características da notícia e dando exemplos
VI MOMENTO
• Explorar mais notícias levando os alunos a responderem os seguintes questionamentos:
• A que público ela se destina?
• Quando e onde ocorreu o fato noticiado?
• As informações contidas são imparciais ou tendenciosas?
• Explorar o uso da terceira pessoa como fator de distanciamento do fato e maior confiabilidade da notícia.
• Instigar os alunos a concordar, discordar, criticar, assumir uma posição diante do fato, formando um debate sobre o assunto.
• Propor aos alunos que façam o levantamento de dados e fatos da comunidade local que poderiam virar notícia para serem explorados na próxima oficina em que será proposta a produção textual
VII MOMENTO
• Propor a socialização dos dados e assuntos pesquisados na aula anterior.
• Sugerir a produção de uma notícia a partir desses dados.
• Informar aos alunos que os melhores textos serão publicados em um jornal a ser produzido pro eles.
• Retomar as características da notícia.
• Orientar as produções.
VIII MOMENTO
• Levantamento das principais dificuldades encontradas.
• Revisão dos textos produzidos nos aspectos:
1-Estrutura textual: Organização espacial do texto;
Parágrafos;
Coerência e coesão.
2- Problema de ordem sintática: Concordância nominal e verbal
Regência.
3- Problemas de ordem morfológica: Adequação vocabular;
Conjugação verbal;
Forma de plural e feminino;
4- Problemas de ordem fonológica: Ortografia;
Acentuação;
Divisão silábica.
• A revisão dos textos será feita por etapas, por isso será disponibilizado um tempo maior nesta oficina.
Para facilitar a revisão e refacção dos textos serão criados códigos para orientar que aspectos do texto precisam ser melhorados.
REFERENCIAS
• CENPEC- Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária. Almanaque do Programa Escrevendo o Futuro. Nº6, agosto de 2007.
• GERALDI. J. W. (org). O texto na sala de aula. São Paulo, Ática, 2003.
• FARIA. M. A. O jornal na sala de aula. São Paulo, Contexto, 1989.
• GIL NETO. A. A produção de textos na escola. São Paulo, Loyola, 1988.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MUito boa a sua sequência, irei aplicada na minha turma. Muito obrigada pela colaboração,
ResponderExcluirAbraço :)
Ótima sequência, com certeza irei adotar.
ExcluirBoa a sequencia, parabéns!!!
ResponderExcluirBoa a sequencia, parabéns!!!
ResponderExcluirMuito bem elaborada, adorei!!! Obrigado.
ResponderExcluirEu gostei muito da sua sequência irei usar com a minha turma, fazendo algumas adaptações, para alcançar os objetivos específicos da turma. Obrigada.
ResponderExcluirMuitooooooo bom, irei adaptá-la para utilizar.
ResponderExcluirMuito boa a SD, parabéns!
ResponderExcluirBom dia,sua SD esta excelente com os topicos gramatical que preciso, ira me ajudar bastante parabens!
ResponderExcluir